sexta-feira, 22 de maio de 2015

Trinca mágica

Objetivos didáticos:

- Compreender que as palavras são compostas por unidades de sonoras,

- Perceber que palavras diferentes possuir partes sonoras iguais;

- Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração de rimas;

- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.


Público-alvo:

         Alunos em processo de alfabetização, que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e sequência sonora, e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo consciência fonológica.


Sugestões de encaminhamento:

         O Professor deve ler em voz alta as regras do jogo e, à medida que lê, discutir com alunos sobre como ele funciona. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras e docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual: instruções de jogos.

         Para facilitar a compreensão das crianças, aqui também é possível, antes do inicio do jogo, fazer uma rodada "de treino coletivo". Nessa situação as cartas das duas grandes equipes formadas pela turma (metade da turma em cada equipe) são expostas, a cada vez. de odo que se posa discutir se vale a pena:1) pegar a carta descartada pelo jogador anterior; ou 2) apostar a sorte nas cartas emborcadas no certo da mesa, sempre, com o intuito de formar uma trinca.

Trinca Mágica (cartela do aluno)

Meta do jogo:

Ganha quem formar uma trinca de cartas contendo figuras de palavras que rimam. 


Jogadores:

4.

Componentes:

- 24 cartas com figuras (8 trincas de cartas contendo figuras de palavras que rimam).

Regra:

- Cada jogador recebe 3 cartas e o restante delas fica num "monte", no centro da mesa, com a face voltada para baixo
- Decide-se quem irá começar a partida por meio de lançamento de dados ou "zerinho ou um".
- O primeiro jogador inicia pegando uma carta e descartando outra.
- O jogador seguinte decide se pega a carta do monte ou a carta deixada pelo jogador anterior. No caso de fazer essa última opção, só poderá retirar a última carta jogada no monte, e não as que estiverem abaixo dela no monte.
- O jogo prossegue até que um dos jogadores faça uma trinca com 3 cartas de figuras cujos nomes rimam.

Repertório de palavras usadas no jogo:

PASTEL - ANEL - PINCEL
JANELA - PANELA - FIVELA
PATO - RATO - GATO 
AVIÃO - LEÃO - MAMÃO
CANELA - CHUPETA - BORBOLETA
COLA - MOLA - BOLA
FOGUEIRA - MAMADEIRA - CADEIRA
PENTE - DENTE - PRESENTE.

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