Objetivos didáticos:
- Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;
- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
- Identificar a sílaba como unidade fonológica;
- Identificar a sílaba como unidade das palavras orais,
- Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras;
- Desenvolver a consciência fonológica por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração).
Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização que precisam perceber que as palavras é constituída de significado e sequência sonora e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a consciência fonológica.
Sugestões de encaminhamento:
O professor deve ler em voz alta as regras do e, à medida que lê, discutir com os alunos sobre como ele funciona. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreender e aceitarmos as regras. Esse procedimentos contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual: instruções de jogos.
Antes do inicio do jogo, a fim de facilitar a compreensão das crianças, pode-se propor que o jogador, ao encontrar uma ficha que, em seu julgamento, combine com a figura da cartela, destaque oralmente a sílaba inicial semelhante nas palavras. Os demais jogadores devem checar se a sílaba pronunciada é, de fato, comum ás duas palavras. Algumas rodadas "de treino coletivo" com esse procedimento podem ajudar a esclarecer como o jogo funciona.
Dado Sonoro (cartela do aluno)
Metas do jogo:
Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.
Jogadores:
2 a 4.
Componentes:
- 1 dado de oito lados.
- 1 cartela com 8 figuras de animais numeradas.
- 24 fichas com figura e palavras (para cada figura da cartela há 3 ficha de figuras/palavras apresentadas na cartela).
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