Objetivos didáticos:
- Conhecer o nome das letras do alfabeto;
- Compreender que as sílabas são formadas por unidades menores;
- Compreender que, via de regra, a cada fonema correspondente uma letra ou um conjunto de letras (dígrafos);
- Identificar o fonema inicial das palavras;
- Estabelecer correspondência grafofônica (letras inicial e fonema inicial);
- Perceber que palavras que possuem uma mesma sequência de sons tendem a ser escritas com a mesma sequência de letras.
Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização, mas que não compreende alguns princípios do sistema alfabético de escrita, tal como o de que há unidade sonoras menores que as sílabas; ou mesmo os que, embora tenham tal compreensão, precisem consolidar as correspondências grafofônicas.
O fato de deparar-se com um conjunto de palavras semelhantes, que se diferenciem por apenas uma letra, pode, também, ser útil para alunos que ainda não tenham consolidados a ideia de que os segmentos sonoros semelhantes são grafados pelo mesmo conjunto de letras em uma mesma ordem. O jogo é indicado para alunos que estejam com dificuldades em aprender o nome das letras.
Sugestões de encaminhamento:
O professor de ler em vos alta as regras do e, à medida que ele lê, discutir com os alunos sobre como ele funciona. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual: Instruções de jogos.
Como o jogo é destinado também para alunos que não dominem os princípios do sistema alfabético de escrita, a mediação do professor, ajudando-os a estabelecer as correspondências grafofônicas, pode ser muito importante para que eles avancem em relação aos conhecimentos sobre a escrita. Tal ajuda pode ser dada por meio de dicas e de referências explícitas a outras palavras que iniciem com o mesmo som, como os nomes das crianças.
O jogador (ou dupla de jogadores) que terminar primeiro deve ter sua cartela conferida. Para essa função pode ser escalado um aluno que esteja em um nível de escrita mais avançado. O professor, claro, poderá ser acionado a qualquer momento e deverá ficar disponível para as crianças.
Bingo de Letras Inicial (Cartela do aluno)
Metas do jogo:
Ganha o jogador que completar primeiro a cartela com as letras que formam as palavras representadas pelas figuras.
Jogadores:
4 a 7 jogadores ou duplas.
Componentes:
- 9 cartelas com figuras e palavras faltando as letras iniciais.
- Fichas com as letras que completam todas as palavras de todas as cartelas.
- Saco escuro para colocar as fichas das letras.
Regras:
- Cada jogador (ou dupla) recebe uma cartela.
- Um dos jogadores (ou outra pessoa) retira uma letra uma do saco e diz o nome da letra.
- Os jogadores verificam se estão precisando da letra para completar algumas das palavras, e caso algum deles precise grita o nome da letra.
- O jogador recebe o nome da ficha com a letra sorteada e a coloca na célula correspondente à palavra.
- Nova letra é sorteada e o jogo prossegue até que um dos jogadores complete sua cartela.
Repertório de palavras do jogo
GATO / PATO / RATO; PANELA / JANELA / CANELA;
COLA / BOLA / MOLA; FACA / JACA / MACA;
TELA / VELA / SELA; ROLHA / FOLHA / BOLHA;
CÃO / MÃO / PÃO; CARRO / JARRO / BARRO;
MEIA / VEIA / TEIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário