sexta-feira, 22 de maio de 2015

Mais uma

Objetivos didáticos:

- compreender que as sílabas são formadas por unidades menores e que, a cada fonema, corresponde uma letra ou conjunto de letras (dígrafos),

- compreender que as sílabas variam quanto ao número de letras,

- compreender que, se acrescentarmos uma letra em uma palavra, esta é transformada em outra palavra,

- compreender que a ordem em que os fonemas são pronunciados corresponde à ordem em que as letras são registradas no papel, obedecendo, geralmente, ao sentido esquerda - direita,

- comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças sonoras entre elas,

- conhecer as letras do alfabeto e seus nomes.

Público-alvo: 

      Alunos que estejam em processo de alfabetização, mas não compreendam, ainda, alguns princípios do sistema, como o de que necessário representar todos os segmentos sonoros por meio de letras, ou o de que as letras, precisam 
ser disposta  em uma ordem equivalente à emissão sonora dos fonemas. É um jogo interessante também para os alunos que, embora compreendam tal princípio, não tenham ainda consolidado as correspondências grafofônicas. Esses alunos já devem ser capazes de perceber que a escrita tem relação com a pauta sonora.

Sugestões de encaminhamento:

O professor de ler em vos alta as regras do e, à medida que ele lê, discutir com os alunos sobre como ele funciona. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual: Instruções de jogos.

Durante o jogo não é necessário permanecer junto ao grupo, mas é importante dar informações quando os alunos solicitarem. É possível, também, em ligar de responder diretamente aos questionamentos, pronunciar as palavras, levando s alunos a perceberem as diferenças entre elas.

Caso o aluno detenha poucas informações sobre as correspondências grafofônicas é interessante propor que a brincadeira seja feira em dupla, de modo que possam tentar resgatar conhecimentos relativos a outras palavras que já tenham sido abordadas em sala de aula, como os nomes das próprias crianças.

Mais Uma (cartela do aluno)


Metas do jogo:

Ganha quem chegar primeiro ao final da trilha.

Jogadores:

4 jogadores ou duplas.

Componentes:

- Uma trilha composta de algumas casas em que existem figuras e fichas.
- 20 fichas com figuras e seus respectivos nomes.
- 30 fichas com letras.
- 1 dado.
- 4 pinos de cores diferentes.

Regras:


- Na mesa, deve ser espalhadas várias fichas com figuras e fichas com letras.
- Quem tirar mais pontos no dado começa o jogo.
- O primeiro jogador lança o dado.
- O jogador conduz o pino na trilha, contando a quantidade de casas correspondente ao número indicado no dado.
- Se o pino parar em uma casa que não contenha figura/palavra ele permanece na casa e passa a jogada para o próximo jogador.
- Se na casa onde o pino parar houver uma figura/palavra o jogador deve procurar a ficha com a figura cuja palavra é semelhante a que está na casada trilha (as duas palavras se diferenciam quanto a uma letra). Ao encontrar a ficha com a figura/palavra adequada, ele deve identificar qual é a letra que está faltando na palavra da trila para formar a palavra correspondente á figura selecionada. Se o jogador acerta a figura e a letra ele permanece na casa. Caso ele erre deve voltar para a casa onde o pino estava.
- O próximo jogador joga o dado e repete os procedimentos do primeiro jogador, e assim sucessivamente até que um dos jogadores chegue ao final da trilha. 


Repertório de palavras usadas no jogo:


CASA / ASA; COLAR / COLA; CUECA / CUCA;
FOCA / OCA; GALHO / GALO;
LULA / LUA; LUVA / UVA; LULA / LUA;
MANTA / ANTA; NAVE / AVE; PASTA / PATA;
PERNA / PENA; PILHA / ILHA; PIPA / PIA;
PONTE / POTE; POSTE / POTE; PRATO / PATO;
PRATO / RATO; RÉGUA / ÉGUA; VELHA / VELA.

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