Objetivos didáticos:
- Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras menores;
- Identificar a sílaba como unidade fonológica;
- Segmentar palavras em sílabas;
- Comparar palavras quantos ao números de sílabas.
- Identificar a sílaba como unidade fonológica;
- Segmentar palavras em sílabas;
- Comparar palavras quantos ao números de sílabas.
Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização que precisam perceber que as palavras é constituída de significado e sequência sonora e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a consciência fonológica.
- As fichas devem ser distribuídas igualmente entre os dois jogadores. Estes as organizam de forma que fiquem com as faces viradas para baixo, uma em cima da outra, formando um monte.
Sugestões de encaminhamento:
O professor deve ler em voz alta as regras do e, à medida que lê, discutir com os alunos sobre como ele funciona. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreender e aceitarmos as regras. Esse procedimentos contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual: instruções de jogos.
Para que os alunos iniciem o jogo é importante que o professor ajude-os a entender que é preciso contar as sílabas das palavras. Ele pode dar alguns exemplos, segmentando palavras em sílabas e comparando-as, até que se perceba certa autonomia nas jogadas.
Se o professor achar adequado pode, nas primeiras partidas, agrupar os alunos de modo que aqueles que já saibam segmentar as palavras em sílabas e formem pares com os que ainda não sabem.
Batalha de palavras (cartela do aluno)
Metas do jogo:
Vencer o jogo quem tiver mais fichas ao final.
Jogadores:
2 Jogadores ou duplas.
Componentes:
- 30 fichas com figuras cujos nomes variam quanto ao número de sílabas.
Regras:
- As fichas devem ser distribuídas igualmente entre os dois jogadores. Estes as organizam de forma que fiquem com as faces viradas para baixo, uma em cima da outra, formando um monte.
- O primeiro jogador virá a primeira ficha de seu montinho aio mesmo tempo em que o seu adversário também vira uma ficha do motinho dele.
- O jogador que virar a ficha cujo palavra contiver maior quantidades de sílabas ganha a sua ficha e a ficha virada por seu adversário.
- Se duas palavras coincidirem quanto ao número de sílabas cada jogador deve virar mais uma ficha do seu montinho até que haja uma diferença quanto ao número de sílabas. Nesse caso o jogador que virar a ficha cuja palavra tiver maior número de sílabas leva todas as fichas viradas na jogada.
- O vencedor será quem, ao final do jogo, conseguir ficar com maior número de fichas.
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