sexta-feira, 22 de maio de 2015

Batalha de palavras

Objetivos didáticos:

- Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras menores;

- Identificar a sílaba como unidade fonológica;

- Segmentar palavras em sílabas;

- Comparar palavras quantos ao números de sílabas.


Público-alvo: 

Alunos em processo de alfabetização que precisam perceber que as palavras é constituída de significado e sequência sonora e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a consciência fonológica.


Sugestões de encaminhamento:

      O professor deve ler em voz alta as regras do e, à medida que lê, discutir com os alunos sobre como ele funciona. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreender e aceitarmos as regras. Esse procedimentos contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual: instruções de jogos.

        Para que os alunos iniciem o jogo é importante que o professor ajude-os a entender que é preciso contar as sílabas das palavras. Ele pode dar alguns exemplos, segmentando palavras em sílabas e comparando-as, até que se perceba certa autonomia nas jogadas.

        Se o professor achar adequado pode, nas primeiras partidas, agrupar os alunos de modo que aqueles que já saibam segmentar as palavras em sílabas e formem pares com os que ainda não sabem.

Batalha de palavras (cartela do aluno)

Metas do jogo:

Vencer o jogo quem tiver mais fichas ao final.

Jogadores:

2 Jogadores ou duplas.

Componentes:

- 30 fichas com figuras cujos nomes variam quanto ao número de sílabas.

Regras:

- As fichas devem ser distribuídas igualmente entre os dois jogadores. Estes as organizam de forma que fiquem com as faces viradas para baixo, uma em cima da outra, formando um monte.
- O primeiro jogador virá a primeira ficha de seu montinho aio mesmo tempo em que o seu adversário também vira uma ficha do motinho dele.
- O jogador que virar a ficha cujo palavra contiver maior quantidades de sílabas ganha a sua ficha e a ficha virada por seu adversário.
- Se duas palavras coincidirem quanto ao número de sílabas cada jogador deve virar mais uma ficha do seu montinho até que haja uma diferença quanto ao número de sílabas. Nesse caso o jogador que virar a ficha cuja palavra tiver maior número de sílabas leva todas as fichas viradas na jogada.
- O vencedor será quem, ao final do jogo, conseguir ficar com maior número de fichas.

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