- Compreender que as palavras são compostas por unidades de sonoras que podem pronunciar separadamente.
- Comparar palavras quanto a semelhanças sonoras (nas silabas iniciais);
- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
- Identificar a sílaba como unidade fonológica;
- Desenvolver a consciência fonológica por meio da exploração dos sons das sílabas iniciais das palavras (aliteração);
Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização, sobretudo os que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e sequência sonora, e que é necessário refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo consciência fonológica.
Sugestões de encaminhamento:
O Professor deve ler em voz alta as regras do jogo e, à medida que lê, discutir com alunos sobre como ele funciona.
Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras e docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual: instruções de jogos.
Ao iniciar o jogo o professor deve mostrar aos alunos que as fichas com as palavras estão dentro do saquinho e que ele vai "grita" cada palavra que for sorteada. Ao ler a palavra em voz alta pode-se dar um intervalo e relê-la, para que todos os alunos tenham realmente tido acesso à informação e tenham tempo para compará-la às palavras da cartela.
O jogo pode ser jogado individualmente ou em duplas. No caso da escolha pela a organização em duplas é importante sugerir que eles conversem antes de marcar a palavra, favorecendo, assim, a discussão entre os pares.
Metas do jogo:
Jogadores:
Componentes:
Regras:
- Identificar a sílaba como unidade fonológica;
- Desenvolver a consciência fonológica por meio da exploração dos sons das sílabas iniciais das palavras (aliteração);
Público-alvo:
Alunos em processo de alfabetização, sobretudo os que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e sequência sonora, e que é necessário refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo consciência fonológica.
Sugestões de encaminhamento:
O Professor deve ler em voz alta as regras do jogo e, à medida que lê, discutir com alunos sobre como ele funciona.
Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras e docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual: instruções de jogos.
Ao iniciar o jogo o professor deve mostrar aos alunos que as fichas com as palavras estão dentro do saquinho e que ele vai "grita" cada palavra que for sorteada. Ao ler a palavra em voz alta pode-se dar um intervalo e relê-la, para que todos os alunos tenham realmente tido acesso à informação e tenham tempo para compará-la às palavras da cartela.
O jogo pode ser jogado individualmente ou em duplas. No caso da escolha pela a organização em duplas é importante sugerir que eles conversem antes de marcar a palavra, favorecendo, assim, a discussão entre os pares.
Bingo dos Sons (cartela do aluno)
Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela, marcando todas as figuras.
2 a 15 jogadores ou duplas.
- 15 cartelas com seis figuras (cada cartela) e as palavras escritas correspondentes às figuras.
- 30 fichas com palavras escritas.
- Um saco para guardar as fichas de palavras.
- Cada jogador ou dupla recebe uma cartela.
- O professor sorteia uma ficha do saco e lê a palavra em voz alta.
- Os jogadores que tiverem em sua cartela uma figura cujo nome comece com a sílaba da palavra chamada deverão marcá-la.
- O jogo termina quando um jogador ou uma dupla marcar as palavras de sua cartela.
Repertório de palavras usadas no jogo:(Palavras em negritos são as da fichas):
- ARARA - ASA - ABELHA - AVIÃO
- BANCO - BANDEJA - BANDEIRA
- BIBLIOTECA - BICICLETA - BIGODE
- BODE - BOLA - BOTA
- CAPACETE - CADEIRA - CAVALO - CASA
- CADERNO - CAVERNA
- CHULÉ - CHUVEIRO - CHUPETA
- DENTISTA - DENTE - DENTADURA
- ELÁSTICO - ELEFANTE - ÉGUA
- ESTRADA - ESTRELA - ESQUILO
- FAZENDA - FACA - FADA
- FIVELA - FITA
- GAROTO - GALINHA - GATO - GALO
- IOGURTE - IGREJA - ILHA - IGLU
- JAVALI - JACA - JARRO - JACARÉ
- LADEIRA - LATA - LÁPIS - LAÇA - LARANJA
- MALA - MAPA - MACACO - MAÇÃ
- MARGARIDA - MARTELO
- MELECA - MELANCIA - MEDALHA - MÉDICO
- NATUREZA - NAVIO - NARIZ
- OVELHA - OLHO - OVO - ORELHA
- PARAFUSO - PAVÃO - PALHAÇO - PAPAGAIO
- PATO - PALITO
- PIOLHO - PILHA - PIÃO - PIRATA - PIANO
- PIRULITO - PICOLÉ
- PRAÇA - PRATO
- RAPOSA - RÁDIO - RABO - RATO
- RÉDEA - RELÓGIO - RÉGUA - REBOQUE
- SACO - SAPATO - SAPO
- TATUAGEM - TATU - TAPETE
- URUBU - UVAS
- VARINHA - VAGA-LUME - VACA - VASSOURA
- VELHA - VELA
Nenhum comentário:
Postar um comentário