sexta-feira, 22 de maio de 2015

Bingo dos Sons Inicial

Objetivos didáticos:


- Compreender que as palavras são compostas por unidades de sonoras que podem pronunciar separadamente.

- Comparar palavras quanto a semelhanças sonoras (nas silabas iniciais);

- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;

- Identificar a sílaba como unidade fonológica;


- Desenvolver a consciência fonológica por meio da exploração dos sons das sílabas iniciais das palavras (aliteração);


Público-alvo:

         Alunos em processo de alfabetização, sobretudo os que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e sequência sonora, e que é necessário refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo consciência fonológica.

Sugestões de encaminhamento:
         O Professor deve ler em voz alta as regras do jogo e, à medida que lê, discutir com alunos sobre como ele funciona.

         Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras e docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual: instruções de jogos.


         Ao iniciar o jogo o professor deve mostrar aos alunos que as fichas com as palavras estão dentro do saquinho e que ele vai "grita" cada palavra que for sorteada. Ao ler a palavra em voz alta pode-se dar um intervalo e relê-la, para que todos os alunos tenham realmente tido acesso à informação e tenham tempo para compará-la às palavras da cartela.


        O jogo pode ser jogado individualmente ou em duplas. No caso da escolha pela a organização em duplas é importante sugerir que eles conversem antes de marcar a palavra, favorecendo, assim, a discussão entre os pares.


Bingo dos Sons (cartela do aluno)


Metas do jogo:


Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela, marcando todas as figuras.

Jogadores:


2 a 15 jogadores ou duplas.

Componentes:


- 15 cartelas com seis figuras (cada cartela) e as palavras escritas correspondentes às figuras.
- 30 fichas com palavras escritas.
- Um saco para guardar as fichas de palavras.

Regras:


- Cada jogador ou dupla recebe uma cartela.
- O professor sorteia uma ficha do saco e lê a palavra em voz alta.
- Os jogadores que tiverem em sua cartela uma figura cujo nome comece com a sílaba da palavra chamada deverão marcá-la.
- O jogo termina quando um jogador ou uma dupla marcar as palavras de sua cartela.


Repertório de palavras usadas no jogo:(Palavras em negritos são as da fichas):


-    ARARA - ASA - ABELHA - AVIÃO 
-     BANCO - BANDEJA - BANDEIRA
-     BIBLIOTECA - BICICLETA - BIGODE 
-     BODE - BOLA - BOTA  
-       CAPACETE - CADEIRA - CAVALO - CASA 
-       CADERNO - CAVERNA
-       CHULÉ - CHUVEIRO - CHUPETA
-       DENTISTA - DENTE - DENTADURA  
-       ELÁSTICO - ELEFANTE - ÉGUA  
-       ESTRADA - ESTRELA - ESQUILO 
-       FAZENDA - FACA - FADA  
-       FIVELA - FITA 
-       GAROTO - GALINHA - GATO - GALO
-       IOGURTE - IGREJA - ILHA - IGLU
-       JAVALI - JACA - JARRO - JACARÉ
-       LADEIRA - LATA - LÁPIS - LAÇA - LARANJA
-       MALA - MAPA - MACACO - MAÇÃ
-       MARGARIDA - MARTELO 
-       MELECA - MELANCIA - MEDALHA - MÉDICO
-       NATUREZA - NAVIO - NARIZ  
-       OVELHA - OLHO - OVO - ORELHA
-       PARAFUSO - PAVÃO - PALHAÇO - PAPAGAIO
-       PATO  - PALITO
-       PIOLHO - PILHA - PIÃO - PIRATA - PIANO
-       PIRULITO - PICOLÉ
-       PRAÇA - PRATO
-       RAPOSA  - RÁDIO - RABO - RATO
-       RÉDEA - RELÓGIO - RÉGUA - REBOQUE
-       SACO - SAPATO - SAPO
-       TATUAGEM - TATU - TAPETE
-       URUBU - UVAS
-       VARINHA - VAGA-LUME - VACA - VASSOURA
-       VELHA - VELA

Nenhum comentário:

Postar um comentário